A PÁSCOA
A Paixão de Cristo ocorreu durante o Pessach, um dos mais importantes feriados religiosos Hebraicos. A palavra significa “passagem” e se refere a libertação do cativeiro no Egito. O velho testamento conta que uma vez livres do domínio dos faraós, os judeus seguiram sua jornada pelo deserto, guiados por Moises rumo a Israel. Na fuga, a pressa não deixou que eles fermentassem o pão: por isso a Matsá, espécie de pão ázimo (sem levedo), tornou-se componente essencial no cardápio do Pessach.
SIMBOLOGIA DA PÁSCOA
A data exata
Ao contrário do que muita gente pensa, é a páscoa que rege a data do carnaval. Ela é estabelecida no primeiro domingo depois da primeira lua cheia do outono, no (hemisfério sul). Dois dias antes do domingo de páscoa é a sexta-feira, e quarenta dias antes dessa sexta-feira, a quarta feira de cinzas que determina o fim do carnaval.
O ovo
Os chineses já acostumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência a renovação da vida. Pela mesma razão o ovo é ingrediente obrigatório no Pessach. No século XVIII, a igreja adotou oficialmente o ovo como símbolo da ressurreição de Cristo, incorporando assim, um costume não cristão à comemoração.
Coelho
O animal era símbolo de fertilidade no antigo Egito, por sua rapidez em se reproduzir, representa a fecundidade e a capacidade da igreja em multiplicar seus fiéis. Calcula-se que as lendas relacionadas ao coelho da páscoa surgiram por volta de 1215, na região francesa da Alsácia. No Brasil chegaram no início do século 20 por meio dos imigrantes Europeus.
Quaresma
Os quarenta dias que precedem a semana santa são dedicados a preparação para a celebração. “na tradição judaica, havia 40 dias de resguardo do corpo em relação aos excessos para rememorar os 40 anos passados no deserto”. Páscoa é um período proposto para a conversão, mudança. Mudanças interiores são um desafio para cada indivíduo, portanto este período pode (deve) ser um auxilio, mas o desejo real de modificação tem que partir da vontade própria de cada um, então desde já...
Feliz Páscoa,
Ricardo Pallaoro
Filósofo
Fonte:
GARCIA, Clarissa Passos. A subversão da Páscoa. Revista terra. São Paulo. n 155 ano 13. p 41ss.
sábado, 3 de março de 2012
sentido e significado da PÁSCOA
Assinar:
Postagens (Atom)